A Fazenda


A Rico Caipira produz produtos de qualidade para a mesa dos capixabas. A empresa 100% capixaba se encarrega de todas as etapas do processo, desde a elaboração de técnicas intensivas de pasto, manejo especial na criação do gado, à produção do leite, dos produtos e a distribuição até a prateleira para o consumidor final. Seguindo sua missão de produzir produtos de qualidade, a Rico Caipira leva saúde e sabor aos seus clientes através de um trabalho responsável e de qualidade.

Nossos Produtos

Os iogurtes Rico Caipira são produzidos com ingredientes naturais e polpas de frutas selecionadas que proporcionam um gostinho especial. São produtos de qualidade e que satisfazem a todos os gostos.

A preferência dos consumidores é pelos iogurtes de morango e de leite condensado com flocos, que tem provocado delírio na criançada. Já o de banana, mel e cereais tem um sabor exclusivo, pois a polpa foi desenvolvida especialmente para a nossa empresa.

Processo de Fabricação

A Rico Caipira conta com uma equipe altamente qualificada para produção dos iogurtes. Estão envolvidos no processo engenheiros de alimentos da Agrolab, empresa independente especializada em fiscalização e controle de produção, veterinários e engenheiros agrônomos, todos eles fazendo o controle sanitário da produção.

Além destes profissionais, a empresa ainda conta com funcionários capacitados e treinados para o acompanhamento dos trabalhos, além de pessoas envolvidas nos diversos processos de produção como: uniformização do pessoal, preparação do ambiente com higienização total, higienização dos equipamentos, acompanhamento do processo de transformação do leite em iogurte, acompanhamento da temperatura, qualificação do produto, liberação para adição de sabor, preparação da polpa, análise de resultados de conformidade, envase, embalagem e aclimatação em câmara frigorífica com temperatura controlada até a liberação para distribuição dos iogurtes.

O envasamento é feito por processo eletrônico, visando a pureza dos iogurtes, acompanhado de funcionários treinados no objetivo de conformidades do processo e a garantia de qualidade.

Ordenha

Os animais passam pelo processo de ordenha mecânica, ou seja, o leite é extraído da vaca sem o contato manual. Com isso, evitamos a contaminação do leite e melhoramos a sua qualidade. Durante a ordenha os animais escutam música clássica para se sentirem mais relaxados, facilitando a extração do leite.

Tanque de Estocagens

O Leite é retirado das vacas e imediatamente resfriado a uma temperatura de 3ºC a 5ºC, em tanques isotérmicos de aço inox, até que seja enviado para o laticínio Rico Caipira.

Pasteurização

O leite é transportado para o laticínio em um carrinho isotérmico indo direto para as iogurteiras, onde é feita a pasteurização. O leite é elevado a temperatura de 90ºC e resfriado a 40ºC. Com este processo eliminamos os microorganismos que podem causar a deterioração do produto.

Fermentação

Com o leite a 40ºC inicia-se o processo, adicionando o açúcar e a bactéria do iogurte. Esta mistura fica por 12 horas até que se tenha a viscosidade característica do iogurte.

Adição de Polpa e Envase

O iogurte pronto adiciona-se a polpa da RITTER e então resfriamos o mesmo a temperatura de 20ºC onde é envasado mecanicamente indo direto para a câmara fria.

Controle de Qualidade

O controle é feito em todas as fases do processo: da extração do leite até o envase e estocagens do produto final. O objetivo é assegurar a qualidade do produto. Para que isso aconteça contamos com a AGROLAB no acompanhamento do produto e de nossas instalações. Contamos também com a fiscalização do IDAF. Com essas medidas nos asseguramos de termos um produto de qualidade distribuído no mercado.